Acompanhamento Terapêutico

Personalizado by Namaste

Aqui você conhecerá um pouco mais da abordagem única e revolucionária de aperfeiçoamento pessoal através do Ayurveda, Yoga e Jyotish que foi sendo aprendida por mim ao longo de mais de quatro anos de atendimentos terapêuticos, sendo adaptado e aprimorado a partir de: minhas formações básicas na área, minhas viagens de estudos e vivências do Ayurveda na Índia, dos conhecimentos apresentados pelo meu mestre espiritual e minhas práticas diárias de Yoga e de muitos e preciosos feedbacks das pessoas que atendo e atendi ao longo dessa trajetória autêntica e inovadora.

 Fase I - AyurBaby > Tempo usual ao redor de 3 sessões... No geral em um trimestre.

Nossa proposta introdutória é nos familiarizar e observar mais habilmente os seguintes parâmetros ::

1) Agni, como está o apetite e a digestão daquilo que é ingerido?
2) Malas, como está o processo de excreção das fezes + urina + suor (+ menstruação)? Quais são as características observadas em cada um deles?
3) Ama, o quanto você tem se sentido um pouco menos intoxicad@? Sua língua tem ficado com menos borra branca ao acordar?
4) Nidra, e o sono tem sido bem reparador, profundo? Ou mt agitado e com cansaço, lezeira ao acordar?
5) Prana, como tens sentido sua vitalidade no geral? E de pranayamas, tens feito ou o nadi shodana, e/ou a bhaastrika e/ou o kapalabhati com boa frequência?

Esses aspectos bem nenês serão fundamentais para nosso dia-a-dia de boa saúde, longevidade & plenitude diária (Dinacharya). Com o Ayurveda,  daqui para sempre, nossa querida rotina de auto-cuidados e empoderamento na gestão do nosso processo de saúde será a maior diversão! (: e desafio rsrsrsrs :)

 

  • Videografia básica até aqui ::


- Lista Acompanhamento terapêutico
- Ayurveda + Saude 1 Agni

- Pranayama & Surya

Fase II - AyurChild > Tempo necessário, pelo menos uma revolução solar, ou 1 ano =P

Estamos prestes a sair do berço primário do Dinacharya simples-simples e começar a engatinhar no incrível mundo de Vaata-Pitta-Kapha, Ojas, Yoga-Asana, Aushadi & Ritucharya! Vamos agora começar a trocar um lero com as paredes da nossa fisiolopsicologia. Uia! Prepare-se!!! Apresentandoooo:

6) Vaata-Pitta-Kapha (VPK), os geniosos Regentes Metabólicos e suas relações com o Agni, o processo metabólico governante;
7) Ojas, a suprema Rainha do Ayurveda, garantindo maior capacidade de aguentar a pressão do stress, rejuvenescendo a tez e deixando a cuca contente;
8) Yoga-Asana (personalizado para suas necessidades) e/ou atividades físicas coloridos com Ayurveda,  visando contornar os desequilibrios dos espertinhos lá de cima...
9) Aushadi, percebendo os efeitos da incorporação do uso de plantas medicinais para promoção da longevidade e jovialidade (: pode ficar trankilis que as massalas continuarão :)
10) Ritucharya, começando a incorporar as estações na dança das flutuações da saúde em cada uma das 6 fases climáticas do ano.


Durante essa animada gestação conseguiremos ir observando como nosso condomínio metabólico vareeeeeeeia um tanto ao longo das estações e se td ir conforme os conformes dentro de um ciclo solar estaremos prontos para:


i) reconhecer VPK em nós e ao nosso redor;
ii) aprender a respeitar mais nossos estoques de Ojas;
iii) praticar diariamente um mínimos de atividades sustentadoras dos nossas vísceras (é, tb as temos!) abdominais;
iv) perceber os resultados das ayurvedices no nosso funcionamento denso e sutil; e
v) afiar o olhar sobre nosso prana em conversação com o Prana ao redor pelos distintos climas ...

 

  • Vídeografia básica agora ::


- Descubra-se
- Ayurveda + Saude 2 Vaata-Pitta-Kapha
- Yoga Ayurveda by Tiago Namaste

Fase III - AyurTeen > Duração indefinida préviamente, mas pode se esperar algo em torno de 1 ano também!

Uhúuuuul! Ayurveda saindo do jardim de infância e começando a brincar de gente grande ... Grandes conhecimentos trazem consigo boas responsabilidades!! Se você chegou até aqui foi por que sua família e amig@s gostam muuuuuito de você para aguentar a casa cheia de óleo... As panelas amareladas de curcuma... As esquisitisses de nadi shodana em lugares um tanto inesperados e mts outras extravaganzas ayurdivertidas! Agora já podemos falar apropriadamente sobre:

11) Shad Rasas, as 6 propriedades nutricionais dos alimentos e como elas devem ser manejadas com maestria na nossa Ayurveda Saga;
12) Manas, a tal da dona mente e como lidar com ela através da respiração;
13) Sattwa-Rajas-Tamas (SRT), e um mergulho mais aprofundado nos sublimes entendimentos da Psicologia dos Vedas;
14) Karma, desabrochando o mapa de nossas tendências psíquicas mais sutis e impactantes em nossos comportamentos;
15) Mantras, com a prática de terapias sonoras criadas para dissolver frequências densas e sutis de hábitos perturbadores de nosso bem estar físico e psíquico.

Enquanto um AyurAdolescente agora já passou a fase de esconder o anu taila do namoro, de ficar com receio de dizer pra família que vai passar o feriado em retiro de meditação e que tá juntando dinheiro para ir fazer um PanchaKarma na Índia!!! (Tummm! Abana a Mamma que ela tá quase tendo em treco diante da última HauahauahauaHa ;)
 Vejamos nosso compromisso com o que devemos desta nova era aborrecente :

i) estar mais sagazes em situações alimentícias fora da rotina programada e tirando de letra desafios interessaaaantes (: como viagens internacionais de 30 horas);
ii) se pegar observando a respiração em situações de turbulências emocionais-sensoriais;
iii) começar a olhar nossos comportamentos a partir do prisma de SRT e saber como cultivar mais frequência harmônica em nós e ao nosso redor;
iv) respirar fuuuuuuundo diante do infinito mundo do Jyotish que se apresenta e ir aprofundando aos poucos nesse intenso mergulho de auto descobertas; e
v) sentir o efeito transformador da prática formidável dos mantras em nossas vidas!

 


- Alimentação Ayurveda - conhecimentos gerais
- Psicologia Védica (I) Fundamentos Básicos
- Psicologia Védica (II) Conhecendo a Mente

Fase IV - AyurFull > este sim pode durar por muuuuuuuito tempo!

Aaaauuuummmmmm... Shanti! Shanti! Shantihi! Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seus valoOor! Agora vamos ligar o Valendo e tudo que começamos antes parecerá fichinha perto da nossa nossa postura diante da vida... Enfim começamos nossa caminhada para espiritualidade como princípio fundamental da nossa existência no âmbito material. Se antes seguíamos adaptando nossa vida pelas beiradas, meio que timidamente, a uma Vida mais plena... Agora o caldo virou e nossas prioridades começam pela nossa plenitude ao invés disso parecer o ponto final =O

Nesta madhura fase, vamos ir fundo em:

16) Dhatus & Srotas, conhecendo a visão Ayurveda tin tin por tin tin da nossa saúde;
17) Taila, preparações próprias de óleos medicados para snehana diário;
18) PanchaKarma, empreendendo adequadamente preparativos de rejuvenescimento (no Brasil ou nas Índias)
19) Jyotish, nos deslumbrando com nossas almas em evolução por milênios afora; e
20) Sadhana, estabelecendo nossa vida a partir de nossa prática espiritual diária;

Então agora começamos de fato nossa bela caminhada de (120 - x atuais) anos de Ayurveda, Yoga & Jyotish vida à fora ... Grato por poder compartilhar toda essa maravilhosa sabedoria ancestral! Que todos os seres, de todos os mundos, possam estar em paz!

 

  • Vídeografia avançada ::

 

Depeeeeeende! Neste momento se você já chegou até aqui sabe muito bem que depende pra quem, quando, como, onde e também de aspectos menos tangíveis... Mas de qualquer forma, parabéns por ter lido tudo e pode ir para a o Preenchimento da Ficha Namaste Coaching !